18.7.07

Minoria

Engraçado, esses dias li uma reportagem na Folha que falava sobre a falta do hábito da leitura entre os jovens brasileiros e fiquei pensando, alguns dias atrás fiz um post no rascunho, falando sobre o FUP, livro do Jim Dodge que comecei a ler recentemente. Aliás, eu consegui o livro graças a um link que o Biajoni deixou no blog dele um tempo atrás. Não que meu pai se incomode em me dar grana pra comprar livros, mas eu sempre acabo gastando a grana com outras coisas, então, ler pela internet acaba sendo uma alternativa.
Mas voltando ao assunto, eu sempre gostei de ler, desde pequena. Eu lembro que quando minha mãe chegava aqui em casa com os livros do Ziraldo eu deitava na cama e passava a tarde in-tei-ra ali quietinha, lendo. Mamãe nem notava que eu estava em casa. E ai dela se não comprasse o Almanacão da Mônica, o gibi do Tio Patinhas e os livros infantis, era pirraça na certa.
Depois, quando cresci mais um pouco, passei a ler os clássicos brasileiros que minha mãe tinha. Li Carlos Drummond, Aluizio Azevedo, Machado de Assis e muito mais quando ainda tinha uns treze anos. Sem brincadeira.
Daí em diante, conforme fui ficando mais velha, fui adquirindo um gosto pessoal, prefiro literatura estrangeira, gosto de clássicos, mas o que me tira do sério mesmo são os escritores da geração beat. Putz, eu vibro lendo um livro desses caras. Outro que não é dessa geração, mas é um maldito é o Irvine Welsh, esse eu sou fã de carteirinha!

Agora, voltando a falar sobre o Jim Dodge, como frequentemente acontece, a dica veio do meu querido Shiraga. Li um poema do Jim Dodge no blog dele uma vez e vibrei com o troço, agora estou mais do que contente com a oportunidade de ler um livro do cara.

Preceitos básicos e avisos adicionais a jovens escroques

Não tente roubar uma vaca maior que sua caçamba.
Não mostre seu rabo pra Polícia Rodoviária.
Negociatas longas com grana curta é prejuízo na certa.
Não confunda o Evangelho com a Igreja.
Nunca dedure familiares ou amigos.
Evite morar em qualquer lugar onde não dê pra mijar da porta da frente.
Só porque é simples não significa que é fácil.
Não deixe seu olho grande preencher cheques que sua barriga vazia não possa bancar.
Se você não a quer, não a provoque.
Não estacione entre dois cachorrões jogando sujo.
Qualquer um amassa tomates; o foda é fazer o molho.
Nunca se é pobre demais para deixar de prestar atenção.
Não remoa por aí suas paranóias.
Nunca durma com uma mulher que considere isso um favor.
Se for atingido por um valentão, dê-lhe a outra face.
Se rolar de novo, atire no filho da puta.
Manter é sempre duas vezes mais difícil do que conseguir.
Nunca atravesse uma cidade pequena a 120 por hora com a filhota do xerife nua na garupa.
Nunca registre o preto no branco.
Se você não está confuso então não tá entendendo nada.
Amar é sempre mais difícil do que parece.

[Jim Dodge]

ps- Se não me engano o Jim Dodge esteve na FLIP, senhor Shiraga tem que me contar mais sobre o evento!

1 comment:

Fábio Shiraga said...

Poatz, Dre! Que legal que a gente consegue trocar estas referências!
Vale lembrar que o poema acima foi traduzido pelo Joca Terron, figura que conheci pessoalmente recentemente.

Sobre a Flip eu não escrevi, mas meu amigo Oliver escreveu e eu linkei o texto no blog.

Beijão.